segunda-feira, 19 de maio de 2014

MESQUITEIROS - VIRADA CULTURAL 2014

MESQUITEIROS NA VIRADA CULTURAL – 2014

Final de semana puxado para os Mesquiteiros. Puxado de trabalho, emoção, alegria e muita, muita felicidade.

Estivemos participando de 03 atividades pela VIRADA CULTURAL 2014. Duas delas em nosso berço, a Zona Leste e a terceira no centro.

A convite do Sesc Itaquera, realizamos no sábado, 17 de maio, o Encontro de Saraus, junto com os coletivos Marginaliaria (São Miguel) e Arte Maloqueira/Juntas na Luta (Guaianazes). A atividade iniciou as 18hs e durou até as 19:30hs.

Os Mesquiteiros deram início ao sarau, fazendo um pequeno cortejo pela unidade, convocando/convidando as pessoas, passando pela sede social, café, entre outros espaços. O sarau foi realizado ao lado do café, estava um pouco escuro, o frio apertava, mas aquecemos no início com o “ataque poético” (sequência de curtinhas), e mandamos meia hora de sarau, sem interrupção, um poema atrás do outro, para bombardear o público presente.

Na sequência o Sarau da Maloca se fez presente, apresentando suas músicas, poemas e trabalhos e, por fim, os saraus juntaram-se para finalizar o Encontro de Saraus da Zona Leste.


SARAUZIM PARA AS CRIANÇAS

No domingo, 18 de maio, fomos convidados para comanda um “Sarau para as Crianças”. Por fazermos o trabalho dentro de uma escola, por termos muitos jovens, adolescentes e crianças no grupo fomos provocados para fazer esta atividade infantil. E deu muito, muito certo.

O palco montado e decorado no espaço do café, com almofadas, mesa com livros e outros estava vazio, vazio, quase não tinha público. Pegamos nossas armas (alfaia, apito, palmas, garganta e coragem) e fomos fazer o cortejo, próximo ao parque, área social e outros espaços, convidando o público, fazendo muito barulho e poesia. E as crianças foram seguindo, e o público aparecendo, e a atividade, quando começou, estava bonita.

Os Mesquiteiros tiveram ótimas performances, com os poemas treinados e decorados, mas o melhor mesmo aconteceu com a participação e interação do público, principalmente as crianças, que sentiram-se não apenas convidadas mas totalmente a vontade para participar da atividades com músicas, poemas, cantigas, piadas e muita, muita descontração e alegria. Foi uma tarde gostosa, bonita, envolvente, em que começamos com a casa vazia e terminamos com o espaço do café cheio.


OCUPAÇÃO – LITERATURA MARGINAL

E como a Virada Cultural dura 24hs, nós tínhamos ainda um outro compromisso, agora no Centro da cidade: a Ocupação Literatura Marginal, na Biblioteca Mário de Andrade, organizada pelo mano Ferréz (1daSul) com vários monstros da literatura marginal-periférica.

Nós participamos da última atividade do evento, o “Super Sarau”, ao lado do Renan Inquérito (Parada Poética), e vários outros parceiros que chegaram e somaram aos trabalhos, como Caco Pontes, Ruivo Lopes, Lews Barbosa, Marcos Teles entre outros.

A surpresa maior ficou para o final quando um mano – acho que Elias – subiu ao palco para mandar uns versos e umas ideias loucas sobre a sua vida, dificuldades e conquistas e, aproveitando do piano que estava no palco, mandou uma música clássica que fez a galera levantar geral e aplaudir.

Enfim, várias, várias emoções. Nossa Virada Cultural foi, como manda o nome e figurino, com muita, muita cultura, arte, lazer, protesto, emoção, alegria e aprendizado.

Agradecimento ao Sesc Itaquera pela confiança no trabalho e pelo convite.
Agradecimento a Biblioteca Mario de Andrade e Ferréz pela parceria e pelo convite no trabalho.

É nóis, fortificando a desobediência.

Rodrigo Ciríaco
Mesquiteiros
Um por Todos, Todos por Um





#CURTIU? VEJA O

Nenhum comentário:

Postar um comentário